Vitamina D, descubra todos os seus benefícios

vitamina-d

A vitamina D, popularmente conhecida como a vitamina que vem do sol é um nutriente importante que ajuda o corpo a incorporar o cálcio procedente dos alimentos que ingerimos. O cálcio e a vitamina D permitem conjuntamente construir ossos fortes. A vitamina D também desempenha um papel para a saúde do coração e a combater infecções.

Além disso, a vitamina D é muito importante para o corpo de diversas maneiras. Os músculos requerem esta vitamina para o movimento. Por exemplo, os nervos necessitam da vitamina para transmitir mensagens entre o cérebro e cada parte do corpo. Logo o sistema imunológico utiliza a vitamina D para combater os vírus e bactérias que poderiam invadir o nosso corpo. Junto com o cálcio a vitamina D ajuda aos adultos mais idosos a combater a osteoporose. A vitamina D se encontra nas células de todo o corpo.

vitamina-d-2

Quais são as funções da Vitamina D no corpo?

A vitamina D é uma famosa conhecida do homem e não é para pouco já que desempenha diversos papéis no nosso organismo. A mais importante delas é a de regulação dos níveis de cálcio e fosfato a nível renal promovendo uma absorção intestinal. Também como a reabsorção de cálcio para diminuir as perdas pela urina.

Do mesmo modo, graças ao processo de mineralização no qual contribui a vitamina D, também se associa com um aumento do volume da massa muscular. Particularmente o tecido muscular estriado esquelético. Além dessas funções a vitamina D inibe a secreção do hormônio que regula a tireoide.

Maneiras de consumir Vitamina D

Existem algumas maneiras de obter vitamina D de forma natural. Ela está presente em alguns alimentos como os pescados gordurosos, a gema dos ovos, a carne e os alimentos fortificados com vitamina D. Tomar sol também auxilia na síntese da vitamina D. Contudo é importante lembrar que a exposição deve ser controlada e em um espaço de tempo suficiente para não sofrer os riscos da exposição excessiva aos raios UV.

Do mesmo modo, outra maneira de consumir vitamina D é através dos suplementos alimentários. Existem preparados diários e também concentrados para tomar a diário, semanalmente ou mensualmente. Quando não seja suficiente, pode ser combinado a suplementação de vitamina D com a ingestão de cálcio. Ademais, é importante fazer uma análise de sangue a cada 3 ou 6 meses para verificar se os níveis estão regulados.

vitamina-d-3

Consequências da deficiência de Vitamina D

Existem muitos problemas associados ao deficit de vitamina D no nosso organismo e eles podem depender do tempo de carência desse importante elemento. A falta de vitamina D pode conduzir a uma perda da densidade óssea, o que pode trazer consequências para a saúde dos nossos ossos. Por essa razão as pessoas idosas são normalmente as mais afetas pela carência de vitamina D podemo apresentar quadros de osteoporose.

Já a deficiência severa de vitamina D pode trazer além das doenças citadas, outras ainda mais preocupantes. Em crianças pode causar o raquitismo e em adultos a deficiência severa de vitamina D pode causar a osteomalacia. Em suma, alguns pesquisadores estão estudando a relação do deficit de vitamina D com afecções médicas, incluindo a diabetes, pressão arterial alta, câncer e doenças autoimunes.

Grupos de risco

Todas as pessoas podem sofrer pela carência de vitamina D, mas dentre todas existem certos grupos de risco que deveriam se preocupar mais sobre a ingesta dessa importante vitamina. Em primeiro lugar estariam as pessoas maiores já que podem desenvolver quadros de osteoporose muito mais facilmente. Logo estariam os bebês e crianças que podem desenvolver o raquitismo.

Além do mais estariam nessa lista, pessoas com a pele mais escura por ter uma proteção natural contra o sol. Também as pessoas com transtornos genéticos como a doença de Crohn que não absorvem a gordura corretamente porque a vitamina D necessita dela para ser absorvida. Logo entrariam também as pessoas obesas pela gordura que se une a um pouco de vitamina D e impede que entrem no sangue.