Vegetarianismo: tudo sobre esse estilo de vida

vegetarianismo

Num passado não muito distante as pessoas tinham dietas definidas normalmente pela cultura ou pelo que poderia oferecer determinada região. Contudo, hoje em dia temos acesso a praticamente todos os tipos de alimentos. Por isso, como o passar dos anos, surgiram diferentes estilos de vida que influem além das ideologias, na maneira como nos vestimos e nos alimentamos.

A partir daí, o vegetarianismo nasce através de algumas mudanças no cardápio das pessoas que decidem ser vegetarianas. Mas você saberia me dizer quais são as crenças e princípios que motivam as pessoas a optarem pelo vegetarianismo? Qual o estilo de vida dessas pessoas e como ser vegetariano nos dias de hoje?

O que é o vegetarianismo?

De fato o vegetarianismo consiste em um estilo de vida cada vez mais presente. Desse modo, nos últimos anos algumas investigações detectaram um auge no número de adeptos do estilo de vida vegetariano.

vegano

Assim, de acordo com a União Vegetariana Internacional, o vegetarianismo está vinculado a uma dieta estritamente baseada em alimentos e produtos derivados de origem vegetal. Logo com diferentes modalidades em função de alguns alimentos específicos, como o caso do ovo, dos produtos lácteos e do mel.

Como surgiu o vegetarianismo?

O conceito do vegetarianismo e veganismo surgiram no Reino Unido no século XIX com a primeira associação vegetariana do mundo. Sendo assim, a terminologia utilizada da “dieta vegetal” para se referir as pessoas que consumiam exclusivamente alimentos derivados de plantas.

Logo depois, surgiram espontaneamente outras associações em diversos países, como: a Alemanha, os Países Baixos e muitos outros. Entretanto foi em seu auge no princípio do século seguinte que foi criada a União Vegetariana Internacional, uma organização sem fins lucrativos com o propósito de promover o vegetarianismo.

Diferentes modalidades do vegetarianismo

De acordo com IVU (União Vegetariana internacional), podem ser classificadas diferentes modalidades que formam parte do vegetarianismo. Normalmente elas se distinguem de acordo com o tipo de dieta e os alimentos consumidos.

vegetariano

Por essa razão, existe uma distinção entre os adeptos que consome ovos, conhecidos como ovovegetariano. Logo os que consomem produtos lácteos, os lactovegetarianos e também os que consomem os dois que seriam os ovolactovegetarianos. Ainda assim, existe uma modalidade que exclui definitivamente todos os produtos derivados dos animais, sejam ovos, produtos lácteos, mel e são conhecidos como veganos.

Quais são os principais motivos

A grande maioria das pessoas que praticam o estilo de vida vegetariano normalmente escolheram essa ideologia também pelas ideias políticas e culturais embutidas. Porém, em primeiro lugar, um dos motivos principais é o da saúde. Ou seja, uma dieta rica em minerais, fibras, nutrientes e outros elementos essenciais para uma boa saúde consiste em um dos principais motivos para adentrar ao mundo do vegetarianismo.

Entretanto, outro forte fator como mencionado anteriormente está vinculado com uma ideologia política de preservação ecológica. Desse modo, os vegetarianos que optam por uma dieta sem proteína animal utilizam esse fato como uma maneira de protestar contra a indústria agropecuária. Além de promover a preservação do meio ambiente e muitas outras características relacionadas com a preservação natural.